Voo American Airlines 587
O Voo American Airlines 587 foi realizado por umAirbus A300 que partiu do Aeroporto Internacional John F. Kennedy em 12 de novembro de 2001. Logo após adecolagem o avião entrou em uma esteira de turbulência. O co-piloto que estava no comando do aparelho, "exagerou" nos controles do leme, quebrando-o. Ele despenhou-se e caiu sobre Nova York nos Estados Unidos, em Belle Harborno Queens. Logo após o acidente, foi encontrado o estabilizador vertical do avião que estava flutuando sobre a baía. Foi o segundo acidente nos Estados Unidos com maior número devítimas até aquele momento, matando 260 ocupantes do avião e mais cinco pessoas em solo 1 .
(Wikipedia)
Desastre Aeroporto de Linate
O desastre Aeroporto de Linate ocorreu em 8 de Outubro de 2001, o Aeroporto de Linate , em Milão, na Itália, quandoScandinavian Airlines Vôo 686, um McDonnell Douglas MD-87avião transportando 110 pessoas com destino aCopenhague , na Dinamarca, colidiu na decolagem com um Cessna Citation CJ2 [ 3] jato executivo transportando quatro pessoas com destino a Paris , na França. Todas as 114 pessoas de ambos os aviões foram mortos, além de quatro pessoas no solo.
O desastre Aeroporto de Linate é o desastre aéreo mais mortífero de sempre ocorrer na história da aviação italiana.
Vôo American Airlines 191
Em 25 de maio de1979, o voo 191 da American Airlines estava pronto para decolar doAeroporto Internacional O'Hare emChicago, depois de uma troca de motor. Estava levando 271 pessoas até Los Angeles, mas quando foi decolar o motor número 1 se separou da asa e aaeronave decolou e um minuto depois caiu sobre Des Plaines,Illinois. Todas as 271 pessoas a bordo morreram, bem como 2 em terra. Continua a ser (em 2013) o desastre aéreo com maior número de vitimas de uma única aeronave nos Estados Unidos. O DC-10 poderia voar apenas com dois motores, mas, a perda do motor 1 fez que várias linhas hidráulicas fossem perdidas, impossibilitando o controle do avião.
12 passageiros ficam feridos após turbulência e avião faz pouso no CE
Doze passageiros ficaram feridos durante um voo da TAM que fazia o trajeto Madri-São Paulo na madrugada desta segunda-feira (2). A aeronave teve de realizar um pouso de emergência à 1h43 no Aeroporto Internacional de Fortaleza.
Segundo passageiros do voo 8065, houve uma forte turbulência no ar. Os 12 passageiros feridos foram encaminhados para atendimento de emergência. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa apenas que o avião da TAM teve de realizar um pouso técnico, mas não detalha a causa ou a gravidade dos ferimentos dos passageiros.
Pouso errado em pista particular no MA durou 3 minutos, diz vigia
Um voo da Azul Linhas Aéreas que partiu de Fortaleza, no Ceará, com destino ao Piauí neste domingo (30) acabou pousando por “engano” em um aeroporto privado de Timon, no Maranhão. A "visita" surpresa causou espanto em quem estava próximo à pista. “Quando eu vi foi aquela ‘zuada’ no fim da pista, vi ele fazendo o retorno, parou por 2 ou 3 minutos e pegou voo novamente”, relatou o vigia do local, Francisco Vieira Sobrinho.
O avião era um moderno 190 da Embraer com 80 passageiros e 4 tripulantes. A distância entre a pista de propriedade particular e o aeroporto de Teresina é tão pequena (6 km), que a carta que os pilotos recebem para fazer um pouco visual mostra as duas pistas.
Sobre o incidente, a Infraero afirmou que não teve nenhuma responsabilidade, o aeroporto de Teresina estava preparado para receber o avião. “Essa infra-estrutura estava totalmente disponível, cabe à companhia aérea fazer suas investigações e suas avaliações”, disse o Superintendente da Infraero, Wilson Estrela Oliveira.
Voo TAM 402
O voo TAM 402 era uma linha aérea de passageiros entre São Paulo e Rio de Janeirooperada pela TAM Linhas Aéreas. Tornou-se conhecida pelo seu acidente aéreo ocorrido no dia 31 de outubro de 1996. Nesse dia, o Fokker 100, prefixo PT-MRK, com noventa passageiros e seis tripulantes a bordo caiu 24 segundos logo após a decolagem doAeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo. Três pessoas morreram em solo. Muitos ficaram feridos.
Voo Gol 1907
Em 29 de setembro de 2006 um Boeing 737-800 SFP (Short Field Performance) da companhia brasileira Gol Transportes Aéreos, prefixo PR-GTD, com 1541 pessoas a bordo, desapareceu dos radares aéreos às 16h48min (UTC-3) enquanto cumpria a etapa deManaus (MAO) a Brasília (BSB) do voo 1907.
Os destroços do avião foram encontrados no dia seguinte, 30 de setembro, em uma área densa de floresta amazônica na Serra do Cachimbo, a duzentos quilômetros de Peixoto de Azevedo, na região norte do estado de Mato Grosso. Não houve sobreviventes, o que o classifica como o segundo maior acidente aéreo do Brasil, ultrapassando a tragédia do Voo VASP 168, em 1982, em que morreram 137 pessoas no estado do Ceará; sendo ultrapassado mais tarde pelo Voo TAM 3054, em Julho de 2007, onde morreram 199 pessoas em São Paulo;e por ultimo sendo superado pelo voo Air France 447, onde morreram todas as 228 pessoas. A Gol alterou o número do voo que faz a rota entre Manaus-Brasília-Rio. Deixando de identificar como G3 1907 e passando a ser identificada pela sigla G3 1587
Voo American Airlines 1420
O Voo American Airlines 1420 (AA1420) era uma rota doméstica dos EUA, ligando os estados do Texas, a partir do Aeroporto Internacional de Dallas/Fort Worth, ao estado doArkansas pelo Aeroporto Nacional de Little Rock. Em 1º de junho de 1999, o avião da compania aérea - um McDonnell Douglas MD-82 - saiu da pista e se destroçou ao tentar aterrissar em meio a tempestade no Aeroporto Nacional de Little Rock1 .
(Wikipedia)
Voo TAM 3054
O voo TAM 3054 era um voo operado pela companhia aérea brasileira TAM Linhas Aéreas, que ligava as cidades de Porto Alegre e São Paulo utilizando uma aeronave de passageirosAirbus A320-233, prefixo PR-MBK4 . Em 17 de julho de 2007, o aparelho ultrapassou o fim da pista 35L do Aeroporto de Congonhas durante o pouso, vindo a chocar-se contra um depósito de cargas da própria TAM situado nas proximidades da cabeceira da pista 17R, no lado oposto da avenida Washington Luís que delimita o aeroporto. Estavam no equipamento 187 pessoas; não houve sobreviventes. Houve ainda outras doze mortes no solo. O voo 3054 foi o pior acidente aéreo da história da América Latina por 22 meses, até o Voo Air France 447 em 31 de maio de 2009, além de ser o pior e mais mortal acidente envolvendo um Airbus A320 no mundo.
(Wikipedia)
Voo Air France 447
Voo Air France 447 era a identificação da rota aérea regular de longo curso operada pela companhia francesa Air France entre Rio de Janeiro e Paris. Tornou-se conhecido peloacidente aéreo ocorrido durante o voo da noite de 31 de maio para 1 de junho de 2009, efetuado pelo Airbus A330-203, quando a aeronave se despenhou no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo (216 passageiros e 12 tripulantes).
O avião, de matrícula F-GZCP, partiu do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão a 31 de maio de 2009, às 19h29min locais (22h29 UTC),4 1.1 e deveria chegar ao Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle 10h34min depois 1 . O último contato humano com a tripulação foram mensagens de rotina enviadas aos controladores de terra brasileiros 3 horas e 06 minutos após o início do voo, 1 pág 1/5 quando o avião se aproximava do limite de vigilância dos radares brasileiros, cruzando o Oceano Atlântico en route, seguindo para a costasenegalesa, na África Ocidental, onde voltaria a ser coberto por radares. Quarenta minutos mais tarde, uma série de mensagens automáticas emitidas pelo ACARS (Aircraft Communications Addressing and Reporting System ou Sistema Dirigido de Comunicação e Informação da Aeronave) foram enviadas pelo avião, indicando problemas elétricos e de perda da pressurização da cabine da aeronave, sem que houvesse outras indicações de problemas.
Por não se confirmar a esperada aparição da aeronave nos radares senegaleses e não ter sido possível o contato com o controle de tráfego aéreo de ambos os lados do Oceano Atlântico, teve início uma busca pelo avião. Posteriormente, o Ministro dos Transportes da França, Jean-Louis Borloo, admitiu que "a situação era alarmante" e que a aeronave poderia ser dada como desaparecida já que, pelo tempo decorrido, teria esgotado suas reservas de combustível.5
Em 2 de junho foram reportadas observações aéreas e marítimas de destroços no oceano, perto da última localização conhecida do aparelho.6 À medida que as buscas continuaram, a França enviou o navio de pesquisa Pourquoi Pas? 7 , equipado com dois mini-submarinos capazes de realizar buscas a uma profundidade de 4.700 m. O Brasil enviou cinco navios para o local, dentre os quais um navio-tanque para prolongar as buscas na área. O porta voz da marinha brasileira afirmou que a existência de destroços poderia ser um indício de haver sobreviventes.
Na tarde de 2 de junho o ministro da defesa do Brasil, Nelson Jobim, confirmou a queda do avião no Oceano Atlântico, na área onde foram avistados os destroços. Na noite do mesmo dia, o presidente brasileiro em exercício, José Alencar, tendo em vista a localização do acidente em alto-mar, decretou luto nacional por três dias, em memória às vítimas da tragédia. A 3 de junho o Estado Maior do Exército francês confirmou que os destroços encontrados pertenciam ao Airbus desaparecido.
A investigação inicial do acidente foi prejudicada tanto pela falta de testemunhas e rastreamento de radares, como pela falta das caixas pretas, localizadas dois anos após o acidente, em maio de 2011.10
(Wikipedia)
Voo VASP 168
O Voo VASP 168 foi um acidente aéreo ocorrido em 8 de junho de 1982, quando um Boeing 727-200 com destino a Fortaleza se chocou contra a Serra da Aratanha, próximo dePacatuba (na Região Metropolitana de Fortaleza), Ceará. Todos os 137 ocupantes do Boeing morreram na colisão, sendo esse o mais grave acidente da aviação comercial brasileira na época. Este acidente foi superado em 29 de setembro de 2006 pelo acidente com o Voo Gol 1907, que matou todos os 154 ocupantes, e pelo acidente em 17 de julho de2007 com o Voo TAM 3054 que também matou ao todo 199 pessoas inclusive algumas em terra, sendo este superado pelo Voo Air France 447, que caiu próximo ao arquipélago de São Pedro e São Paulo, na madrugada de 1 de Junho de 2009, matando ao todo 228 pessoas.
O comandante pediu para deixar o nível de cruzeiro a aproximadamente 253 km de Fortaleza, quando pelas cartas de navegação utilizadas para a aproximação ao Aeroporto Pinto Martins deveria fazê-lo a 159 km. Tanto o controle de tráfego quanto o seu auxiliar não questionaram o motivo de descer tão longe. Ao estabilizar na altitude autorizada pelo tráfego, já dava para ver as luzes da capital cearense. Foi quando o co-piloto disse: "Não tem uns morrotes aí na frente?". Nesse momento, o Boeing da Vasp sobrevoava a região de Pacatuba. Seis alarmes soaram na cabine, mas o piloto os ignorou, às 02h53, o Boeing se chocou contra a Serra de Aratanha sem deixar sobreviventes.
Entre as vítimas conhecidas estava Edson Queiroz, empresário cearense proprietário de um grupo empresarial com atuação em vários estados brasileiros (Grupo Edson Queiroz), e doSistema Verdes Mares, que detinha a TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo na capital cearense, além de emissoras de rádio no Ceará e em outros estados.
(Wikipedia)
Voo Transbrasil 303
O Voo Transbrasil 303era uma linha aérea nacional da companhia aérea homônima e ligava Belém a Porto Alegre, através de escalas em várias capitais. No dia 12 de abril de 1980, um acidente aéreo interromperia o voo 303 nas proximidades de Florianópolis. Transportando 50 passageiros e 8 tripulantes, o Boeing 727 prefixo PT-TYS que realizava essa linha aérea bateria na encosta do Morro da Virgínia (32 quilômetros de Florianópolis) durante a aproximação para o pouso no Aeroporto de Florianópolis. Dos 58 ocupantes da aeronave, apenas 3 sobreviveram ao desastre.
Voo Japan Airlines 123
O Voo 123 da Japan Airlines era um voo doméstico de Tóquio para Osaka. O Boeing 747-SR46 mudou a sua rota, colidindo-se no Monte Takamagahara a 100 km de Tóquio, em 12 de Agosto de 1985.
É o segundo maior acidente da história da aviação, apenas ultrapassado pelo desastre aéreo de Tenerife, e o mais mortífero com apenas um avião. Entre os 520 mortos estava o famoso cantor Kyū Sakamoto.
Voo Varig 967
O Voo Varig 967, operado pela companhia aérea brasileira Varig, foi um voo comercial de carga conhecido por seu desaparecimento ocorrido em 19792 .
O avião cargueiro Boeing 707-323C levantou voo do Aeroporto Internacional de Narita, emTóquio, no Japão, às 20h23 do dia 30 de janeiro de 1979. O destino final era o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão, com uma escala nos Estados Unidos.
Vinte e dois minutos depois de decolar, o comandante Gilberto Araújo da Silva fez o primeiro contato com a torre de controle. Não havia qualquer problema a bordo. O segundo contato, previsto para as 21h23min, não chegou a ser feito.
O avião desapareceu sobre o Oceano Pacífico cerca de trinta minutos após sua decolagem em Tóquio. Nenhum sinal da queda, como destroços ou corpos, jamais foi encontrado. O voo de carga transportava, entre outros itens, 153 quadros do pintor Manabu Mabe, que voltavam de uma exposição no Japão. As pinturas foram avaliadas na época em mais de US$ 1,24 milhão. É conhecido por ser o maior mistério da história da aviação 3 e o único jato civil comercial que desapareceu sem deixar vestígios até os dias de hoje.4
Voo Malaysia Airlines 370
A Malaysia Airlines MH370 (cujo código foi substituído por Malaysia Airlines MH318) 1 é uma rota aérea de passageiros regular e internacional entre Kuala Lumpur, na Malásia, e Pequim, na China, operada pela companhia aérea Malaysia Airlines. A rota também é compartilhada com a China Southern Airlines Flight 748.2
Na madrugada de 8 de março de 2014, no horário local (tarde de 7 de março, horário GMT), a aeronave que realizava esta rota levando 227 passageiros e 12 tripulantes, desapareceu dos radares do controle de tráfego aéreo após aproximadamente uma hora de voo, quando sobrevoava o Golfo da Tailândia, noMar da China.
Desastre aéreo de Tenerife Voos KLM 4805 e Pan Am 1736
O Desastre Aéreo de Tenerife ocorreu em 27 de março de 1977, um domingo, noAeroporto de Los Rodeos, na Ilha de Tenerife, no Arquipélago das Canárias (Espanha), quando dois aviões Jumbo Boeing 747, um deles pertencente à empresa holandesa Royal Dutch Airlines (KLM) e o outro da estadunidense Pan American World Airways (Pan Am), chocaram na pista daquele aeroporto, ocasionando a morte de 583 pessoas e ferimentos em outras 61.
É considerado até hoje o acidente com maior número de vítimas na história da aviação mundial.1
Voo US Airways 1549
O Voo US Airways 1549 foi um voo comercial de passageiros rotineiro, que iria de Nova Iorque para Charlotte, Carolina do Norte, que, em 15 de janeiro de 2009, caiu no rio Hudson, adjacente a Manhattan, seis minutos após decolar do Aeroporto LaGuardia.1 2 3
Enquanto ganhava altitude, o Airbus A320 atingiu um grupo de gansos-do-canadá, que resultou numa imediata perda de potência de ambas as turbinas. Quando a tripulação determinou que a aeronave não poderia alcançar de sua posição, logo a nordeste da ponte George Washington, nenhum campo de pouso, decidiram guiar a aeronave para sul e estabeleceu seu curso para o rio Hudson, e então pousou o avião virtualmente intacto perto do Intrepid Sea-Air-Space Museum, no centro de Manhattan. Logo após o pouso de emergência no rio, os 155 passageiros do avião parcialmente submergido e em naufrágio saíram e foram todos resgatados por embarcações próximas.4 5 6 7 8
Toda a tripulação do voo 1549 foi mais tarde condecorada com a Medalha de Mestre da Guild of Air Pilots and Air Navigators. No momento da entrega das medalhas, foi dito que "Este pouso de emergência e a evacuação da aeronave, sem a perda de nenhuma vida humana, é uma conquista heroica e única da aviação".9
Avião que desapareceu durante voo no Pará levava equipe do Ministério da Saúde
Equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) retomaram na manhã de hoje (19) as buscas pelo bimotor modelo Beechcraft BE 58 Baron, que despareceu ontem (18), por volta das 12h30, com cinco pessoas a bordo, cerca de uma hora depois de decolar do Aeroporto de Itaituba com destino à cidade de Jacareacanga, no sudoeste do Pará. Dois aviões da empresa de táxi-aéreo proprietária da aeronave auxiliam os trabalhos.
A aeronave de prefixo PR-LMN, pertencente à empresa Jotan Taxi Aéreo, prestava serviço à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde. De acordo com ministério, estavam a bordo as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima e o piloto Luiz Feltrin. Eles substituiriam as equipes que já prestavam atendimento às aldeias da etnia Munduruku, na região de Jacareacanga.
O Ministério da Saúde informou ainda, por meio de nota, que a coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena Rio Tapajós acionou as equipes de buscas ontem, quando foram iniciadas as operações aéreas e por terra.
Segundo informações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico (Cenipa), Um helicóptero H-60 Black Hawk e um Amazonas, especializado em missões de busca e salvamento, deslocado de Campo Grande (MS), fazem as buscas com apoio de 20 militares da FAB.
O Voo Transbrasil 801 era um voo de carga operado pela Transbrasil e que cobria a rota São Paulo - Manaus.
No dia 21 de março de 1989 caiu sobre uma região populosa da cidade de Guarulhos, no estado de São Paulo, e ocasionou a morte dos três tripulantes da aeronave e mais 22 pessoas em terra, além de ter ferido mais de cem pessoas. O avião caiu nas proximidades do Aeroporto Internacional Governador Franco Montoro, a pouco menos de três mil metros da cabeceira da pista, numa região de terrenos ocupados por favelas, ao lado da Avenida Otávio Braga de Mesquita.
A aeronave, um Boeing 707 de prefixo PT-TCS, era a mesma que tinha sido utilizada nas filmagens do filmeAeroporto, de 1970, adquirida pela Transbrasil para transporte de carga.
A queda do avião ocorreu às 11h54 da manhã, no horário de Brasília. Segundo apuração da época, os últimos trinta minutos registrados pela caixa-preta da aeronave apresentam muito ruído, atribuindo-se a causa do acidente a falha humana — a tripulação teria cometido um erro de cálculo e aberto o speedbrake. Segundo consta, a pista de pouso do aeroporto seria fechada ao meio-dia para manutenção e, com isso, a tripulação procurou acelerar os procedimentos para conseguir pousar antes do fechamento.
Com isso, a aeronave foi perdendo altitude e sustentação e acabou por colidir com casas e um prédio baixo nas imediações da Avenida Otávio Braga de Mesquita, arrastando-se na área de um terreno ocupado por favelas do Jardim Ipanema, Vila Barros.
No momento da queda, a aeronave contava com aproximadamente quinze mil litros de combustível e incendiou-se imediatamente. Estava carregada com 26 toneladas de equipamentos eletrônicos provenientes da Zona Franca de Manaus, que ficaram totalmente destruídos.
Considera-se este o primeiro acidente de grandes proporções desde a inauguração do Aeroporto Internacional Governador Franco Montoro, em 20 de janeiro de 1985.
Voo EgyptAir 990
O voo 990 fazia a rota Los Angeles-Nova Iorque-Cairo operado pela EgyptAir. Em 31 de outubro de 1999, cerca de 01h50min (horário local), o avião mergulhou no oceano a 100 km ao sul de Nantucket, Massachusetts.
A investigação da NTSB verificou que o co-piloto substituto, Gameel Al-Batouti, desligou o piloto automático e mergulhou deliberadamente no oceano enquanto repetia "Tawakalt ala Allah
Voo Saudia 763
O Voo Saudia 763, registro HZ-AIH, foi um acidente aéreo ocorrido no dia 12 de novembro de 1996 na Índia. O avião da Saudi Arabian Airlines colidiu em pleno ar com Vôo 1907 da Kazakhstan Airlines , registo UN-76435, um Ilyushin Il-76 perto de Village of Charki Dahdri, Índia. Todos os 349 passageiros e tripulantes das duas aeronaves morreram.
O acidente ocorreu devido a um erro de compreensão do inglês pelo piloto a bordo do Il-76, segundo a comissão que investigou os dados das duas aeronaves.
O Voo 655 da Iran Air (IR655) era uma rota comercial entre Teerã e Dubai, com escala em Bandar Abbas. Em 3 de julho de 1988, a aeronave que fazia o percurso, no trecho entre Bandar Abbas e Dubai, foi derrubada por ummíssil anti-aéreo disparado a partir da embarcação USS Vincennes, da Marinha dos Estados Unidos, resultando na morte de 290 passageiros, dentre os quais 66 crianças.
Voo Iran Air 655
O Voo 655 da Iran Air (IR655) era uma rota comercial entre Teerã e Dubai, com escala em Bandar Abbas. Em 3 de julho de 1988, a aeronave que fazia o percurso, no trecho entre Bandar Abbas e Dubai, foi derrubada por ummíssil anti-aéreo disparado a partir da embarcação USS Vincennes, da Marinha dos Estados Unidos, resultando na morte de 290 passageiros, dentre os quais 66 crianças.
Voo United Airlines 811
Em 24 de fevereiro de 1989, o Voo United Airlines 811 tinha como rota a saída em Honolulu, Havaí e chegada na Austrália, com uma pequena escala no aeroporto de Auckland, Nova Zelândia. Viajavam neste voo 355 passageiros a bordo do, na época, maior avião do mundo o Boeing 747.
o decolar, pela noite, do aeroporto de Honolulu, o Boeing 747 perdeu - nos arredores do local - a sua porta de carga que se abriu e se desprendeu da aeronave. Tal incidente, causou uma descompressão no 747 e 9 passageiros foram sugados para fora do jato. Alguns dos passageiros succionados caíram no Oceano Pacífico e outros nos motores 3 e 4, acarretando em um incêndio no motor de número 4.
A Tripulação requeriu imediata volta ao aeroporto de Honolulu, e o fez com sucesso. O Avião pousou e os 346 passageiros restantes saíram do jato com segurança.
Voo Aeroméxico 498
O voo Aeroméxico 498, feito por um avião McDonnell Douglas DC-9-32 de matrícula XA-JED, voava da Cidade do México, México, para o Aeroporto Internacional de Los Angeles, Los Angeles, Califórnia (com escalas emGuadalajara, Loreto, e Tijuana1 ) em 31 de agosto de 1986. Já o N4891F, callsign Piper 4891 Foxtrot, era umPiper PA-28-181 Archer de propriedade da família Kramer, que ia de Torrance, Califórnia a Big Bear City, Califórnia. As duas aeronaves colidiram em pleno voo sobre Cerritos, Califórnia, matando os 67 ocupantes dos dois aviões e mais 15 pessoas em solo. Outras 8 pessoas em solo sofreram ferimentos leves devido ao acidenteAproximadamente às 11:46 da manhã, o voo 498 iniciou sua descida rumo a Los Angeles, transportando 58 passageiros e seis tripulantes. Minutos antes, o N4891F, transportando um piloto e dois passageiros, partiu deTorrance, na Califórnia. Às 11:52 da manhã, o motor do Piper colidiu com o estabilizador horizontal esquerdo do DC-9; este arrancou o teto do Piper, matando seus três ocupantes.
O DC-9 virou de cabeça para baixo e mergulhou em direção a um bairro residencial em Cerritos 2 , matando 15 pessoas em solo e todos os 64 ocupantes do avião. O impacto e o subsequente incêndio destruíram cinco casas, e danificaram outras sete. O Piper, severamente danificado, caiu no recreio da escola primária de Cerritos. Quando ocontrolador de tráfego responsável pelo voo 498 perdeu seu sinal, ele pediu ajuda ao voo 333 da American Airlines, que se aproximava para pousar em Los Angeles. O piloto do voo 333 respondeu que via uma grande coluna de fumaça, no local onde o voo 498 sumiu do radar.3
Uma investigação conduzida pela National Transportation Safety Board descobriu que o N4891F desviou sua rota para dentro do controle de área do terminal de Los Angeles. Ele não havia estabelecido contato por rádio com o controlador de tráfego, que tinha sido distraído por um outro avião que também havia entrado na área. O Piper também não possuía um transponder equipado com "Mode-C", que transmite dados de altitude, e LAX ainda não era equipada com sistemas automatizados de alarme. E finalmente, nenhum dos pilotos notou a presença do outro avião, ainda que eles estivessem dentro do alcance visual. Quando uma autópsia revelou um considerável estreitamento em uma artéria cardíaca do piloto do Piper, especulou-se que ele poderia ter sofrido um infarto, que o teria deixado incapacitado e contribuído para a colisão; entretanto, provas posteriores refutaram essa teoria, e ficou determinado que a principal causa da colisão foi um erro cometido pelo piloto do Piper.3
Voo Arrow Air 1285
Voo 1285 da Arrow Air era um avião Douglas DC-8-63CF, de matrícula N950JW, que operou como um voo charter internacional transportando tropas dos EUA do Cairo, Egito, para sua base em Fort Campbell, Kentucky, através deColónia, Alemanha e Gander, Terra Nova. Na manhã de 12 de dezembro de 1985, pouco depois de decolar de Gander em rota para Fort Campbell, a aeronave perdeu sustentação, caiu e queimou a cerca de meia milha da pista, matando todos os 256 passageiros e tripulantes a bordo.1
O acidente foi investigado pela Canadian Aviation Safety Board (CASB), que determinou que a causa provável do acidente foi a de a aeronave arrastar-se fortemente de maneira inesperada e sua condição de elevação reduzida, provavelmente devido à contaminação por gelo sobre as bordas das asas principais e superfícies superiores, além de decolar (e voar) com peso excessivo. Uma opinião minoritária afirmou que o acidente poderia ter sido causado por uma explosão a bordo de origem desconhecida antes do impacto, no entanto anos mais tarde a explosão foi totalmente descartada.2
Voo Adam Air 574
O voo Adam Air KI-574 foi um voo doméstico de passageiros operado pela Adam Air entre as cidades indonésias deSurabaya e Manado, que desapareceu perto de Polewali em Sulawesi (ilha indonésia) em 1º de Janeiro de 2007, com 102 pessoas a bordo, todas desaparecidas e presumivelmente mortas1 .
O avião, um Boeing 737-4Q8 (PK-KKW), caiu no oceano, e apenas alguns pequenos pedaços de destroços foram recuperados. Após uma longa discussão sobre quem pagaria os custos do resgate os gravadores de voz (CVR) e dados (FDR), conhecidos como "caixas pretas", foram encontrados no oceano, em 28 de Agosto de 2007, enquanto o esforço para salvar alguns grandes pedaços de destroços continuou.
Uma completa investigação nacional foi imediatamente lançada, descobrindo várias questões relativas à manutenção da companhia aérea como um todo, incluindo um grande número relativo à aeronave acidentada. O relatório final, divulgado em 25 de Março de 2008, concluiu que os pilotos perderam o controle da aeronave depois que eles ficaram preocupados com a solução de problemas do sistema de referência inercial (IRS) e inadvertidamente desligaram o piloto automático. A aeronave desviou do curso rumo a uma grande tempestade, desaparecendo dosradares.
O voo 574 foi um dos vários acidentes aéreos ocorridos na Indonésia. Esses acidentes contribuíram para uma grande discussão sobre a segurança dos transportes na Indonésia, culminando com os Estados Unidos rebaixando a nota de segurança das empresas aéreas indonésias e a União Européia banindo toda a frota indonésia de seuespaço aéreo.
Voo Eastern Air Lines 401
O voo 401 da Eastern Air Lines realizado por um avião Lockheed L-1011 foi vítima de um acidente tendo caído num pântano da Flórida, Estados Unidos(os chamados Everglades), na noite do dia 29 de dezembro de 1972causando a morte de 101 pessoas.
Desastre aéreo de Überlingen
O Desastre aéreo de Überlingen ou Acidente do Lago de Constança foi um acidente aéreo ocorrido com o voo DHL 611 - um Boeing 757 cargueiro, que operava a serviço da operadora DHL e um Tupolev Tu-154, da Bashkirian Airlines, que transportava sobretudo crianças da Rússia de férias até à cidade de Barcelona. O acidente teve lugar no espaço aéreo que separa as cidades de Owingen e Überlingen, na Alemanha. As duas aeronaves colidiram no ar às 21:35(UTC) do dia 1 de julho de 2002, o 757 da DHL acabou por cortar a cabine do Tu-154M, fazendo com que todos os tripulantes e passageiros das aeronaves morressem na sequência do choque.1
Cerca de 2 anos depois, o FBI determinou que as causas do acidente tinham sido a falha no sistema de controle do tráfego aéreo e problemas quanto ao uso do sistema anti-colisão. Cerca de 2 meses depois da publicação dessas conclusões, o controlador de tráfego aéreo que estava de serviço na hora do acidente, o dinamarquês Peter Nielsen, foi morto à facada por Vitaly Kaloyev, que perdera a esposa e os dois filhos no acidente.2
Voo LAPA 3142
Voo LAPA 3142 | |
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A aeronave envolvida no acidente (1998). | |
Sumário | |
Data | 31 de agosto de 1999 |
Causa | erro do piloto |
Local | Aeroparque Jorge Newbery |
Origem | Aeroparque Jorge Newbery,Buenos Aires |
Destino | Aeroporto Internacional Ingeniero Ambrosio L.V. Taravella, Córdoba |
Passageiros | 95 |
Tripulantes | 5 |
Mortos | 65 (+2 em terra) |
Feridos | 17 |
Sobreviventes | 17 |
Aeronave | |
Modelo | 737-204C |
Operador | LAPA |
Prefixo | LV-WRZ |
Primeiro voo | 14 de abril de 1970 |
O voo LAPA 3142, da companhia aérea argentina LAPA, caiu no Aeroporto Jorge Newbery da cidade de Buenos Aires em 31 de agosto de 1999 às 20:54 hora local, quando decolava em direção à cidade de Córdoba, protagonizando um dos acidentes mais graves da história da aviação argentina.Ao iniciar a trajetória de decolagem, um alarme começou a soar e os pilotos o desconsideraram. Esse alarme, que os pilotos não puderam determinar a causa, indicava que os flaps ainda estavam retraídos, impedindo que o avião pudesse decolar.
Como o avião havia superado a velocidade mínima decolagem, ficaram impossibilitados de frear antes do fim da pista devida à alta velocidade. Desta maneira, o avião cruzou uma avenida fora do perímetro do aeroporto, levando consigo um automóvel. A aeronave só conseguiu parar sobre máquinas viárias e de terraplanagem.
A perda de combustível nos motores quentes e o gás expelido por uma estrutura reguladora de distribuição de gás existente no lugar provocaram um incêndio e a perda total da aeronave.
Neste acidente morreram 65 pessoas e 17 ficaram gravemente feridas.
Os sobreviventes do acidente sofreram queimaduras graves e muitos ficaram em um hospital por alguns meses para tratamento.
Voo Aires 8250
O VOO AIRES 8250 era operado pela companhia Colômbiana Aires, utilizando uma aeronave de passageiros Boeing 737-700, que em um voo na madrugada do dia 16 de agosto de 2010, a cerca de 80 m da pista do Aeroporto Internacional Gustavo Rojas Pinilla, em San Andrés, e Colómbia, sofre com o impacto de um raio e partiu-se em três partes.1
Segundo o coronel Gustavo Barrero Barrero, comandante do Grupo Aéreo del Caribe de la Fuerza Aérea Airesa (FAC), "a aeronave que fazia o trajecto Bogotá-San Andrés iria pousar no meio de uma terrível tempestade eléctrica quando um potente raio caiu sobre ele e provocou seu descontrolo na cabeceira da pista 06’’". O Voo 8250, que saiu do Aeroporto Internacional El Dorado por volta das 12:07 (hora local) voava com 121 passageiros e 6 tripulantes. Ao pousar, partiu-se em três partes.1
Delta Air Lines voo 191
Delta Air Lines voo 191 era um serviço regularmente programado de Lauderdale-Hollywood International Airport Fort , Florida para Aeroporto Internacional de Los Angeles , Califórnia, por meio de Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth . Na tarde de 02 de agosto de 1985, o avião caiu quando bateu um microburst enquanto pousava na pista 17C no DFW, matando 8 dos 11 tripulantes e 126 dos 152 passageiros a bordo, e uma pessoa no chão.Duas pessoas morreram depois de 30 dias ou mais depois do acidente, elevando o total de mortos para 137Como a aeronave sobrevoou Louisiana , uma tempestade formada diretamente em seu caminho. A aeronave começou seus procedimentos de descida mais de Louisiana, em direção a rota de descida planejado. Capitão Connors então reconheceu a tempestade formando e tomou medidas para mudar a direção do avião para evitar o clima turbulento.
No Dallas-Fort Worth International Airport, o clima também era pobre e um temporal isolado desenvolvido nas imediações do aeroporto. A tripulação notou as tempestades isoladas frente, mas decidiu prosseguir com eles de qualquer maneira, o que resultou na aeronave ser pego em uma microburst . A uma altitude de cerca de 1.500 pés (460 m), primeiro oficial preço mencionado para o Capitão Connors que viu um raio em uma das nuvens que se avizinham.
A uma altitude de cerca de 800 pés (240 m), a velocidade aerodinâmica da aeronave aumentou significativamente sem a intervenção da tripulação. Embora a aeronave deveria pousar em 149 knots IAS (276 km / h), a sua velocidade do ar em vez aumentou para 173 knots IAS (320 km / h). Preço tentou estabilizar a velocidade da aeronave, mas Connors reconhecido aumento da velocidade da aeronave, como sinal de cisalhamento do vento , e ele advertiu preço para assistir a velocidade.Connors disse Price, "Você vai perder tudo de repente ... ele está lá." De repente, a velocidade aerodinâmica da aeronave caiu 173-133 knots IAS (320-246 km / h), e Preço empurrou as manetes para a frente, dando alento temporário, mas a velocidade depois caiu. Além da cauda súbita, a aeronave também experimentou uma corrente descendente de mais de 30 metros por segundo (10 m / s). Esta corrente descendente inverteu-se várias vezes nos momentos finais do vôo.
Como Preço lutou para manter o controle da aeronave através de rápida mudança condições de vento, ele foi atingido por uma rajada sideward repente, causando uma rápida implantação para a direita e um aumento do ângulo da aeronave de ataque. Preço tentou recuperar o controle, empurrando o nariz da aeronave para baixo para evitar uma barraca, mas as condições de vento severas continuou a forçar o avião em direção ao chão. A sua taxa de descida atingido 5.000 pés por minuto em 280 pés (85 m) acima do nível do solo. Preço puxou o nariz do avião para cima com força pouco antes do impacto como o capitão chamado de "TOGA" ("Take Off / Go Around"), reduzindo a taxa de descida do avião a 10 metros por segundo (3 m / s) na aterrissagem inicial.
A aeronave bateu primeiro no chão em um campo de cerca de 6.300 pés (1.900 m) ao norte do final de aproximação da pista 17C (na época conhecido como 17L) e saltou de volta para o ar. Ao cruzar State Highway 114 ele desceu novamente, um de seus motores em greve a black 1971 Toyota Celica . O motorista, William Hodge Mayberry, morreu na hora. A aeronave também preso um poste de luz da estrada perto de sua raiz da asa, acendendo o tanque de combustível da asa, antes de derrapar na pista DFW, onde colidiu com um par de 4 milhões de EUA galão (15.000 m³) tanques de água, e explodiu. Testemunhas relataram que o avião estava em um ângulo de direita para baixo e da fuselagem apareceu a rolar quase de cabeça para baixo antes de golpear os tanques de água.
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