domingo, 15 de março de 2015

Voo Turkish Airlines 981

Voo Turkish Airlines 981 era uma linha aérea da empresa turca Turkish Airlines que ligava o Aeroporto Internacional Atatürk, na Turquia ao Aeroporto de Londres-Heathrow, na Inglaterra. Durante um voo ocorrido no dia 3 de Março de 1974, um McDonnell Douglas DC-10, prefixo TC-JAV, que realizava essa rota cairia numa floresta nos arredores de Paris, matando todos os seus 334 passageiros e 11 tripulantes.1

Aeronave[editar | editar código-fonte]

A Turkish Airlines iria adquirir três aeronaves DC-10, sendo as primeiras entregues em 1972 e a terceira em meados de 1973. Após o acidente com o TC-JAV, a empresa turca operaria os seus DC-10 restantes até o final dos anos 1980.2 O McDonnell Douglas DC-10 acidentado foi construído em 1972, tendo recebido o número de construção 46704. Após realizar seu primeiro voo em 27 de fevereiro de 1972, seria entregue a empresa turca Turkish Airlines, onde seria registrado TC-JAV. A aeronave seria batizada com o nome deAnkara, em homenagem a capital do país. Até o momento do acidente, a aeronave TC-JAV tinha voado 2952 horas.3

Acidente[editar | editar código-fonte]

Após decolar de Istambul, na manhã de 3 de março de 1974, o McDonnell Douglas DC-10 prefixo TC-JAVAnkara iniciava o voo 981 com destino a Londres e escala em Paris. A aeronave transportava apenas 167 passageiros (dos 345 disponíveis) e 11 tripulantes. A escala em Paris seria cumprida com o pouso realizado as 10h02 min 4 no Aeroporto de Paris-Orly. Após ser reabastecido, o Ankara decolaria com trinta minutos de atraso, motivado por uma greve de tripulantes da British European Airways. Por conta da greve, centenas de passageiros (em sua maioria britânicos) ficariam presos em Paris. Sabendo desse problema, funcionários dos guichês da Turkish Airlines conseguiram embarcar 216 passageiros da BEA no voo 981 que se destinava a Londres, enquanto que outras companhias fariam o mesmo com boa parte dos demais passageiros atingidos pela greve.5
Ankara decolaria, lotado, por volta das 11h30 min4 . Após efetuar as correções habitais que o colocaria no rumo 345, o Ankara subiria até 6 mil pés e se despediria da torre de Orly, iniciando contato com o Centro de monitoramento da área Noroeste de Paris que o autorizaria a subir para o nível de cruzeiro de 23 mil pés.5 Durante a realização desse procedimento de subida ocorreu uma súbita descompressão e às 11h40 min4 , a tripluação do Ankara tenta lançar um pedido de emergência. No entanto, o Centro de monitoramento ouve apenas poucas palavras ditas em turco acompanhadas de um ruído alto e desconhecido juntamente com os sons característicos dos alarmes de despressurização da aeronave. Cerca de 30 segundos depois, a transmissão doAnkara seria encerrada subitamente e nas telas dos radares, o voo 981 deixaria sua rota, mergulhando em direção ao solo, apesar dos esforços da tripulação para evitar o desastre. Por volta das 11h42 min4 , o McDonnell Douglas DC-10 TC-JAV Ankara caia com grande violência sobre a floresta de Ermenonville,localizada a 37 quilômetros ao noroeste de Paris, causando a morte instantânea de todos os seus 345 ocupantes.
Os primeiros socorristas da Gendarmaria Nacional chegariam ao local cerca de 1 horas depois da queda da aeronave e encontrariam apenas destroços e fragmentos de corpos humanos.5
Entre os passageiros mortos estariam John Cooper corredor britânico, medalha de prata nos 400 m com barreiras e no Revezamento 4x400 mdos jogos olímpicos de Tóquio.6

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