domingo, 15 de março de 2015

Voo Korean Air Lines 902

Voo Korean Air Lines 902, conhecido também como KAL 902 ou KE902, era um avião civil coreano que foi derrubado por jatos interceptadores soviéticos em 20 de Abril de 1978 próximo de Murmansk, depois de ter entrado no espaço aéreo soviético e não ter respondido aos interceptadores.
Dois passageiros morreram no incidente. 107 passageiros e tripulantes sobreviveram depois do avião ter feito um pouso de emergência em um lago congelado.
Boeing 707 (inscrição HL7429), piloted por Kim Chang Ky, a oeste de ParisFrança em um curso paraAnchorageAlasca onde reabasteceria e procederia para SeulCoréia do Sul. O avião voou muito ao norte na qual o Alerta de Estação das Forças Canadenses, localizado a 400 milhas (640 km) do Pólo Norte os avisou. Então eles corrigiram seu curso, enquanto voavam em direção ao sul; não para Anchorage localizado às 149°53'W, mas na direção oposta para Murmansk às 33°5'E (?). A aeronave não era provida com um sistema de navegação inercial e os pilotos não notaram a posição do sol, quase 180 graus fora donde deveria ter sido. De acordo com a explicação coreana oficial os pilotos nos cálculos de navegação deles usaram o sinal errado de declinação magnética ao converter entre títulos magnéticos e verdadeiros. Isto causou o avião para voar em um arco de direito-torneamento enorme que eventualmente causou a aeronave para voar ao norte de Grã Bretanha para a Islândia, mas foi à Escandinávia e ao Mar de Barents em espaço aéreo soviético. Sukhoi Su-15 'Flagon' foram chamados depois do avião ser identificado como um avião norte-americano militar (RC-135, uma aeronave que compartilha ascendência comum com os 707, como muitos outros aviões de exército norte-americanos).
De acordo com relatórios soviéticos, o intruso ignorou comandos repetidamente para seguir os interceptadores. O piloto do Su-15 Capitão A. Bosov foi ordenado para derrubá-lo depois de tentar convencer os superiores dele no chão que a aeronave não era uma ameaça militar. Ele lançou um único míssil que causou dano pesado em parte da asa esquerda e perfurou a fuselagem, causando descompressão rapidamente e matando dois dos 97 passageiros. Depois do míssil o Vôo KAL 902 ainda pôde continuar voando. Às 23:05, 40 minutos depois do míssil ter atingido a aeronave, estava finalmente forçado por outro SU-15TM (pilotado por Anatoly Kerefov) a pousar no lago congelado de Korpijärvi, 250 milhas ao sul de Murmansk e 20 milhas da fronteira com a Finlândia. Os 107 sobreviventes foram salvados através de helicópteros russos.
Os passageiros foram libertados depois de 2 dias, enquanto a tripulação foi segurada para investigação e libertou depois que eles fizessem uma desculpa formal. Os pilotos coreanos reconheceram que eles deliberadamente não obedeceram os comandos do interceptadores soviéticos. A URSS enviou à Coréia do Suluma fatura de $100,000 para despesas de manutenção. Os passageiros voaram em um Boeing 727 da Pan Amde Murmansk para HelsinkiFinlândia de qual outro vôo em um Boeing 707 da Korean Airlines os levou paraSeul.
Cinco anos depois, em 1 de setembro de 1983, os soviéticos derrubariam o Vôo KAL 007.

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