Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas
O Aeroporto Internacional de Viracopos (IATA: VCP, ICAO: SBKP) está localizado em Campinas, no estado brasileiro de São Paulo. É um importante centro de tráfego aéreo no Brasil e por superfície o maior centro de carga aérea na América do Sul. Viracopos é o hub de carga aéreo principal da TAM Cargo. Desde que oAeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos está operando a plena capacidade e não pode ser ampliada ainda mais, o aeroporto de Viracopos também é importante para o tráfego de passageiros.
Localizado a 14 quilômetros do centro de Campinas e a 99 quilômetros do centro deSão Paulo, Viracopos é o segundo principal terminal aéreo de cargas do país. Seu terminal de cargas tem uma área de 81 mil m² e responde por cerca de 18% da movimentação total de cargas registada nos aeroportos brasileiros.
Viracopos também tem apresentado grande crescimento no volume de passageiros transportados desde 2008, com o início de operações da Azul Linhas Aéreas. Em 2012, foram 8,8 milhões de passageiros transportados a partir do terminal e a expectativa é que mais de 9 milhões de passageiros passem pelo terminal em 2013.
O volume de passageiros e de cargas esta em pleno expansão, com a execução das obras de ampliação e modernização do complexo. Afinal, diante de sua posição estratégica no setor aéreo nacional, Viracopos integrou, ao lado de Brasília e de Guarulhos, o primeiro pacote de concessões de aeroportos realizado pelo Governo Federal em fevereiro de 2012.
No dia 6 de fevereiro de 2012, o Consórcio Aeroportos Brasil, formado pela Triunfo Participações e Investimentos, pela UTC Participações e pela francesa Egis Airport Operation, venceu o leilão de Viracopos com um lance de R$ 3,821 bilhões e será responsável pela administração e modernização do complexo aeroportuário nos próximos 30 anos.
O Aeroporto Internacional de Viracopos (IATA: VCP, ICAO: SBKP) está localizado em Campinas, no estado brasileiro de São Paulo. É um importante centro de tráfego aéreo no Brasil e por superfície o maior centro de carga aérea na América do Sul. Viracopos é o hub de carga aéreo principal da TAM Cargo. Desde que oAeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos está operando a plena capacidade e não pode ser ampliada ainda mais, o aeroporto de Viracopos também é importante para o tráfego de passageiros.
Localizado a 14 quilômetros do centro de Campinas e a 99 quilômetros do centro deSão Paulo, Viracopos é o segundo principal terminal aéreo de cargas do país. Seu terminal de cargas tem uma área de 81 mil m² e responde por cerca de 18% da movimentação total de cargas registada nos aeroportos brasileiros.
Viracopos também tem apresentado grande crescimento no volume de passageiros transportados desde 2008, com o início de operações da Azul Linhas Aéreas. Em 2012, foram 8,8 milhões de passageiros transportados a partir do terminal e a expectativa é que mais de 9 milhões de passageiros passem pelo terminal em 2013.
O volume de passageiros e de cargas esta em pleno expansão, com a execução das obras de ampliação e modernização do complexo. Afinal, diante de sua posição estratégica no setor aéreo nacional, Viracopos integrou, ao lado de Brasília e de Guarulhos, o primeiro pacote de concessões de aeroportos realizado pelo Governo Federal em fevereiro de 2012.
No dia 6 de fevereiro de 2012, o Consórcio Aeroportos Brasil, formado pela Triunfo Participações e Investimentos, pela UTC Participações e pela francesa Egis Airport Operation, venceu o leilão de Viracopos com um lance de R$ 3,821 bilhões e será responsável pela administração e modernização do complexo aeroportuário nos próximos 30 anos.
Depois do leilão, a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos assinou, em 14 de junho de 2012, o contrato de concessão do aeroporto, anunciando investimentos de R$ 9,5 bilhões da ampliação e modernização do complexo durante os 30 anos de concessão. Deste total, R$ 2,06 bilhões será investido até maio de 2014 na construção de um novo terminal de passageiros destinado ao transporte de 14 milhões de passageiros por ano.
Aeroporto Internacional Salgado Filho
O Aeroporto Internacional Salgado Filho (IATA: POA, ICAO: SBPA) é o aeroportoda cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Possui uma área de aproximadamente 3 600 000 metros quadrados e está situado no bairro São João, zona norte da cidade. É o principal aeroporto da região Sul do Brasil, com o maior número de aeronaves e passageiros (72.614 aeronaves de janeiro até outubro de 2012 e 7.834.312 de passageiros em 2011), a frente do Aeroporto Internacional de Curitiba (72.221 aeronaves de janeiro a outubro de 2012 e 6.969.484 passageiros em 2011).1
O Aeroporto Salgado Filho é o terceiro aeroporto brasileiro em número de passageiros internacionais transportados, ficando atrás apenas dos aeroportos deGuarulhos em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro.
Atualmente o Aeroporto Internacional Salgado Filho possui dois terminais para embarque de passageiros (TPS) e um terminal de cargas (TECA). O terminal 2 (TPS2 - o mais antigo) esteve por muito tempo desativado, e foi reformado para voltar a operar. Possui capacidade de um milhão e meio de passageiros por ano. O terminal foi reaberto em dezembro de 2010, apenas para voos domésticos. Já o terminal 1 (TPS1) conta com um shopping, praça de alimentação e várias lojas, tendo sido o primeiro aeroporto do país a possuir salas de cinema (desativadas).2
- Coordenadas: 29° 59' 06" S / 51° 10' 03" W
- Rádio-auxílios: NDB, VOR e ILS (Cat I na pista 11)
O aeroporto é de grande importância para a Gol Linhas Aéreas, que mantém em Porto Alegre seu centro de operações (hub) para vôos para o Cone Sul, fazendo assim com que o aeroporto receba pessoas de várias partes do país em direção aBuenos Aires, Rosário, Córdoba e Montevidéu.
Para a copa de 2014, estão previstas a ampliação e alargamento da pista (ficará com 3200 m x 45 m), a reforma do TPS2, ampliação do pátio de aeronaves, ampliação do TPS1, construção de novo TECA ao lado do TPS1, ampliação das taxiways para otimizar as operações na pista e construção de novo prédio de estacionamento para 3,5 a 4 mil vagas, ao lado do atual e a conclusão da instslação do ILS. Para que a ampliação da pista seja realizada, é necessária a remoção da Vila Dique, próxima à cabeceira 29.
Foi o primeiro aeroporto administrado pela Infraero a ter o moderno sistema integrado de check-in.2 O Aeroporto dispõe do sistemas ILS CAT-I (mínimos de 200ft de teto - altura do solo até a base da nuvem que cobre mais de 4 oitavos da abóboda celeste) e terá instalado o sistema ILS CAT-II (que reduz os mínimos para pouso de 200ft para 100ft de teto) após a ampliação da pista tendo em vista a recolocação do ILS CAT-I na cabeceira 29, já que o novo sistema CAT-II ficará na cabeceira 11. Em 2010, ficou em terceiro lugar no Prêmio Avião Revue 2010, na categoria Melhor Aeroporto do Brasil. Dia 1º de dezembro de 2010 o TPS2 foi liberado pela infraero, mas ainda não totalmente reformado.
(Wikipedia)
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão
O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro / Galeão – Antônio Carlos Jobim(IATA: GIG, ICAO: SBGL) é o segundo maior aeroporto internacional do Brasil, estando localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), mais especificamente na Ilha do Governador. O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro / Galeão possui o maior sítio aeroportuário e a segunda maior pista de pouso e decolagem do Brasil, sendo a mais importante porta de entrada aérea para todo o estado do Rio de Janeiro.
Com uma área de 17,88 km², recebe todos os voos internacionais e a maior parte dos nacionais que servem ao Rio de Janeiro. Possui dois terminais de passageiros (TPS1 e TPS2), com capacidade para sete milhões e oito milhões de passageiros, respectivamente, totalizando 171 balcões de check-in, 24 horas por dia em operação.
Dispõe de 62 posições de estacionamento para aeronaves, sendo 38 com pontes de embarque e as demais remotas. O aeroporto ainda é servido por um dos maiores, mais modernos e bem aparelhados Terminais de Logística de Carga do Brasil.2 Trata-se do quarto terminal de cargas mais movimentado do país,1 responsável por 6,2% do fluxo total desta natureza nos aeroportos brasileiros em 2007.1 A Base Aérea do Galeão fica situada em seu perímetro.
O Aeroporto do Rio de Janeiro possui a segunda maior pista de aterrissagem do Brasil(4.200 m),2 perdendo apenas para a Pista de Gavião Peixoto - EMBRAER, esta com 4.967 metros de comprimento, no Estado de São Paulo, tendo recebido pousos e descolagens do mítico Concorde na linha área Paris-Rio. Eram duas frequências semanais com uma escala em Dakar, perfazendo o trajeto em sete horas e meia. A despedida do Concorde do Aeroporto do Galeão foi em 1982, quando a Air Francecancelou este e outros voos deficitários.
O plano diretor do aeroporto prevê a construção de mais dois terminais de passageiros (TPS3 e TPS4) além de uma nova pista, paralela à atual 10/28, porém menorcomprimento.
No dia 5 de Janeiro de 1999, uma lei federal alterou a denominação do aeroporto,3 em homenagem ao músico e compositor Antonio Carlos Jobim, falecido em 1994.
Em 29 de agosto de 2004, foram transferidos todos os voos, com exceção da Ponte aérea Rio-São Paulo e voos regionais, do Aeroporto Santos-Dumont para o Galeão,4 com o objectivo de proporcionar maior conforto aos passageiros. O Santos-Dumont, com capacidade para 2 milhões de passageiros/ano, atendia a aproximadamente 5,3 milhões, sendo que o Galeão, possuindo uma capacidade de até 15 milhões, atendia a uma demanda de apenas 5 milhões de passageiros/ano.
Aeroporto Santos Dumont
No Rio de Janeiro, o transporte comercial empregando hidroaviões utilizava o atracadouro da Ponta do Calabouço. A aviação de pouso e decolagem terrestre, ainda incipiente, aproveitava o Campo de Manguinhos e os aparelhos militares da Aeronáutica e Marinha usavam, respectivamente, o chamado Campo dos Afonsos e o do Galeão.
Como grande cidade e sobretudo, na condição de Distrito Federal, o Rio de Janeiro exigia providências urgentes. Estava na hora de dispor de um Aeroporto condizente com suas necessidades. Duas áreas encontravam-se na mira: a do Calabouço, onde atracavam os hidroaviões de rotas nacionais e internacionais, e a de Manguinhos que recebia as aeronaves de pouso e decolagem.
A proposta de implantar o aeroporto no aterro do calabouço repercutiu bem, conquistando elogios de especialistas em aviação do mundo todo. As obras começaram em 1934, em terreno cedido pela Prefeitura do Distrito Federal ao Ministério da Viação e Obras Públicas.
A primeira parte dos trabalhos constituiu-se basicamente da ampliação do aterro em mais 370 mil metros quadrados. Consta até que um burrinho foi emprestado pela Prefeitura para ajudar no serviço. O projeto exigiu a construção de uma muralha de contenção e o lançamento de mais de 2,7 milhões de metros cúbicos de areia na área conquistada ao mar.
Os serviços não foram interrompidos. Hidroaviões continuavam a operar normalmente no local e o terrapleno, antes mesmo de estar concluído, já estava sendo utilizado, franqueado aos 400 metros para pequenas aeronaves. Mais tarde, em 1936, quando alcançou 700 metros, foi aberto para aparelhos de maior porte, o primeiro aeroporto civil do país era finalmente inaugurado.
Segundo a INFRAERO, no final de 2010, o aeroporto teve movimento de mais de 8 milhões de passageiros. Isso faz do Aeroporto Santos Dumont o 6º mais movimentado do Brasil.
Aeroporto Internacional do Recife
O Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre2 (IATA: REC, ICAO:SBRF) é o principal terminal aeroportuário do estado de Pernambuco. Está localizado na avenida Marechal Mascarenhas de Morais no bairro da Imbiribeira, na zona sul do Recife3 4 .
Considerado o melhor aeroporto do Brasil e o segundo melhor da América do Sul de acordo com o ranking 2012 da Skytrax, e um dos maiores complexos aeroportuários do Norte-Nordeste brasileiro.5 6 7 8 9 De acordo com a lista dos mais movimentados aeroportos do Brasil, é o décimo primeiro mais movimentado do país, sendo o segundo terminal mais movimentado do Nordeste, além de sétimo do país em voos internacionais. Em pesquisa da Secretaria de Aviação Civil (2013), foi considerado o quinto melhor terminal de passageiros do país.10
O terminal de passageiros atual conta com uma área de 52 000 m². Recentemente foi anexada uma área adicional de 24 000 m², proveniente do antigo terminal, o que elevou a capacidade do complexo aeroportuário para 11,2 milhões de passageiros por ano. Além disso, conta com um pátio com 26 posições para aeronaves e 11 pontes de embarque, 64 balcões de check-in e 2 120 vagas de estacionamento.
De acordo com a Infraero, o Aeroporto Internacional dos Guararapes possui a maior pista de pouso e decolagem do Nordeste, com 3 305 metros. Sua extensão permite a operação de grandes aviões, como o 747-400, que comporta cerca de 350 passageiros e 62 toneladas de carga.11 12
O aeroporto foi citado pela Revista TAM entre os cinco melhores do mundo junto comMadri (Barajas), Munique (Franz Josef Strauss), Cingapura (Changi) e Londres(Heathrow). Segundo a publicação, estes são aeroportos que fazem a viagem valer a pena antes mesmo do embarque.13
O aeroporto já havia sido destaque na edição de setembro/outubro da revista inglesa Airports of The World, com uma reportagem de sete páginas. A matéria abordou a importância do Guararapes como um possível hub nordestino, exaltou aspectos arquitetônicos do terminal de passageiros e opções compras e serviços à disposição dos usuários, além de divulgar o destino Recife para os leitores da publicação. O jornalista italiano Marco Finelli foi o autor da matéria que mostrou as belezas do aeroporto pernambucano em diversas fotos feitas por ele mesmo e outras assinadas por Carlos Pantaleão, profissional da Comunicação Social da Infraero.14
O terminal também recebeu elogios do presidente da Infraero, que declarou sua intenção em inscrever o Aeroporto Internacional de Recife para servir como referência no Conselho Internacional de Aeroportos (ACI), entidade americana que co-relaciona e compara aeroportos internacionais pela qualidade dos serviços prestados aos passageiros.15
(Wikipedia)
Aeroporto de Congonhas/São Paulo
O Aeroporto de São Paulo/Congonhas (IATA: CGH, ICAO: SBSP) é o terceiro mais movimentado em número de passageiros e o segundo aeroporto mais movimentado em número de aeronaves do Brasil2 . Está localizado na cidade de São Paulo, no bairro de Vila Congonhas, distrito do Campo Belo, distante aproximadamente 11 Km do ponto central da cidade. [[2]]
Com uma área um pouco maior que 1,5 km², serve de acesso ao aeroporto a Avenida Washington Luís, que tem ligação com as avenidas Vinte e Três de Maio e dosBandeirantes.
Foi inaugurado em 1936, e seu primeiro voo teve como destino a cidade do Rio de Janeiro em um aeroplano da VASP. Seu nome deve-se à região em que se situa, a antiga Vila Congonhas, de propriedade dos descendentes de Lucas Antônio Monteiro de Barros, visconde de Congonhas do Campo, presidente da província de São Paulo durante período imperial e por um bom tempo, logo após a inauguração o local era conhecido, popularmente, de "campo da Vasp".3
É o 96º aeroporto mais movimentado do mundo, e já foi o aeroporto com maior tráfego de passageiros do Brasil, até a ocorrência do acidente com o Voo TAM 3054, em 17 de julho de 2007.
Nova torre de controle
Já está em funcionamento a nova Torre de Controle do Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE). A obra, um investimento da ordem de aproximadamente R$ 23 milhões, foi iniciada em março de 2005. A nova Torre de Controle possui 40m de altura – a antiga possuía 18m – e proporcionará maior segurança às operações de pouso e decolagem.
Segundo o superintendente do Aeroporto de Fortaleza, Sérgio Fernandes Baltoré, a nova torre também facilita o controle visual das pistas. “Além disso, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, órgão responsável pelo monitoramento do espaço aéreo e pela operação da Torre de Controle de Fortaleza, também instalará radares mais modernos, contribuindo para a segurança das operações”.
Entre os novos equipamentos que devem entrar em funcionamento ainda este ano, está o Star 2000, radar que auxilia no procedimento de pouso e decolagem das aeronaves. O Star 2000 também servirá como apoio ao radar que já está em funcionamento, o LP-23, que monitora o espaço aéreo da região.
São doze (12) cidades de cinco (5) regiões do Brasil que receberão os jogos da copa do mundo de futebol de 2014
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Aeroporto Internacional de Boston Logan
O Aeroporto Internacional de Boston Logan (em inglês: General Edward Lawrence Logan International Airport) é o maior aeroporto da cidade de Boston e o décimo quinto mais movimentado dos Estados Unidos em vôos internacionais e nacionais e o sétimo em vôos internacionais.
Serve como focus city às empresas AirTran Airways, American Airlines, JetBlue Airways e US Airways sendo destinados principalmente aos Estados Unidos, Canadá, Cabo Verde, Caribe, Europa e México.
Boston é uma cidade-foco da companhia JetBlue Airways.1 A Delta Air Lines e a US Airways realizam muitas operações no aeroporto, e todas as principais companhias aéreas possuem vôos para Boston ou a maioria dos seus centros primários e secundários. É também um destino de muitas das principais companhias aéreas europeias. O aeroporto também é um centro para a companhia aérea Cape Air. O aeroporto tem vôos para destinos nos Estados Unidos, assim como no Canadá, Caribe,2 Cabo Verde (para imigrantes em Massachusetts eRhode island), Açores (para imigrantes em Massachusetts e Rhode island),3 Europa, México e Ásia.2
Aeroporto Internacional de San Diego
O Aeroporto Internacional de San Diego (IATA: SAN, ICAO: KSAN, FAA LID: SAN), também conhecido como Aeroporto Internacional de Lindbergh Field, é um aeroporto público localizado em San Diego, Califórnia, Estados Unidos. O Aeroporto Internacional de San Diego é um dos mais movimentados dos Estados Unidos, com cerca de 600 partidas e chegadas diárias, movimentando mais de 50 mil passageiros por dia, totalizando 18,3 milhões de passageiros em 2007.1
Terminais, companhias aéreas e destinos[editar | editar código-fonte]
O aeroporto possui três terminais:
- Terminal 1
- O Terminal 1 se compõe de duas partes: leste e oeste tem 19 portas, numeradas 1–19.
- Terminal 2
- O Terminal 2 se compõe de duas partes: leste e oeste tem 22 portas, numeradas 20–41.
- Todas das chegadas internacionais do aeroporto são operadas no Terminal 2.
- Terminal "Commuter"
- O Terminal Commuter tem 4 portas, numeradas 1–4. Atualmente, todos os voos do Terminal Commuter são entre San Diego e o Aeroporto Internacional de Los Angeles.
Aeroporto Internacional de Los Angeles
O Aeroporto Internacional de Los Angeles (em inglês: Los Angeles International Airport), também conhecido pelo seu código IATA, LAX, é o quinto aeroporto mais movimentado do mundo, em termos de passageiros, tendo movimentando cerca de 55 milhões de passageiros e 2 milhões de toneladas de carga em 2004[carece de fontes]. O Aeroporto Internacional de Los Angeles serve como escalas de voos procedentes de outras cidades do continente americano e da Europa, cujo destino final são cidades localizadas na Ásia. O Aeroporto Internacional de Los Angeles, além disso, é também o aeroporto mais movimentado do mundo, quando se considera apenas o número de passageiros que possuem como destino final Los Angeles (e não utilizando o aeroporto como um centro de conexão para voos com destino final em outro aeroporto).
Aeroporto Internacional de Dubai
O Aeroporto Internacional de Dubai (IATA: DXB, ICAO: OMDB) (árabe: مطار دبي الدولي) é um aeroporto internacional que serve Dubai, a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos. É um importante hub da aviação noOriente Médio, e é o principal aeroporto de Dubai. Em 2007, o aeroporto manipulou mais de 29% de todos os vôos que entram e saem do Oriente Médio, África e Região.
O aeroporto é operado pelo Departamento de Aviação Civil e é a sede da companhia aérea internacional de Dubai, a Emirates Airlines e Emirates SkyCargo, bem como de serve como um hub secundário para o Kuwaitbaseia na Jazeera Airways. Outros pequenos passageiros e de carga aéreas utilizam o aeroporto como um hub e estas incluem Dolphin Air e Falcon Express Cargo Airlines. Companhias aéreas com hubs secundária no aeroporto incluem Royal Jordanian, British Gulf International Airlines, o Iran Aseman Airlines, DAS Air Cargo, Air Blue, o Iran Air e a African Express Airways. É um foco para a cidade, incluindo um número de companhias aéreas; Singapore Airlines, Yemenia, BIMAN Bangladesh Airlines, a Air India, Pakistan International Airlines, e Jubba Airways. A partir de 8 de Junho de 2008, existem cerca de 5.100 voos semanais operados por 140 companhias aéreas e mais de 260 destinos.
O aeroporto opera vôos de Dubai para a América do Norte, Europa, América do Sul, Sueste Asiático, Sudeste da Ásia, Ásia Meridional, Oceânia e África. O Aeroporto Internacional de Dubai será complementada pelo Aeroporto Internacional Al Maktoum, um novo aeroporto de 140 km ² (54 mi ²) que o irá ajudar a lidar com o fluxo de viajantes no futuro, com capacidade para 120 milhões de passageiros por ano.
Em 2007, o aeroporto manipuladou um recorde de passageiros 34.348,110, um aumento 18,3% durante o ano fiscal de 2006. Isto tornou-o no 27 ª movimentados aeroportos do mundo e, com 33.481,257 passageiros, é o 8 º aeroportos do mundo, em termos de tráfego internacional de passageiros. Além de ser uma importante plataforma de tráfego de passageiros, o aeroporto é um dos mais agitados em termos de carga do mundo, a movimentação de 1,668 milhões de toneladas de carga em 2007. O novo Terminal 3 com custo estimado de S$ 4.5 bilhões tem início em 14 de Outubro de 2008, e o Terminal 2 será atualizado. Concourse 3 também faz parte do Terminal 3, e se espera que seja concluída até 2011. Terminal 3 é uma nova adição ao maciço do aeroporto, e vai adicionar 1,5 km² (0,58 mi²). Com o novo terminal 3 (incluindo Concourse 1 e 2), o aeroporto terá capacidade para tratar 60 milhões de passageiros anualmente, uma meta que o aeroporto à espera chegar dentro de três anos
Desde 1998, o aeroporto ganhou mais de 300 prêmios e distinções.
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