sábado, 17 de maio de 2014

Aracaju: piloto freia avião e suspende decolagem para evitar acidente


Um vídeo divulgado na internet revelou que pouco mais de 90 passageiros de um voo entre duas capitais brasileiras passaram por um susto.
O incidente ocorreu na quarta-feira (14), durante a decolagem de um avião da Azul Linhas Aéreas, no Aeroporto de Santa Maria, em Aracaju. O avião era um Embraer 195, com 95 pessoas a bordo, que seguiam para Maceió.
Depois de acelerar totalmente os motores, e quando já estava a 150 km/h, o comandante decidiu interromper a decolagem. A pista tem 2,2 mil metros. Mas, por causa de uma reforma, os últimos 450 metros estão interditados.
Depois do susto provocado pela desaceleração, foi o próprio piloto quem explicou aos passageiros por que tomou a decisão de abortar a decolagem.
Luciano gravou toda a explicação do comandante, que disse que os aparelhos a bordo indicaram que havia o risco de uma colisão no ar com outra aeronave, que estaria bem próxima.
“A aeronave que cruzou à nossa frente estava numa condição de instrumento. A gente não via ele. Só via ele pelo nosso equipamento de anticolisão. Então não dá pra afirmar quem é. Deus me livre, mas a gente acertaria ele em 20 segundos depois da gente decolar. Então, tivemos que abortar a decolagem aí. É uma decisão muito rápida. Peço desculpa de novo, mas é alheio à nossa vontade”, disse o piloto.
Ninguém se feriu, mas os passageiros, claro, ficaram muito apreensivos. "Na medida que o piloto foi explicando pra gente o que aconteceu, e ele estava visivelmente nervoso, a gente foi tendo noção do risco", comentou Luciano Cabral, passageiro.
A Aeronáutica investiga o caso e já confirmou que um helicóptero se aproximava do aeroporto de Aracaju naquele momento. Mas a Força Aérea declarou que não houve risco de colisão, porque, segundo a FAB, o avião e o helicóptero estavam bem distantes um do outro e faziam trajetos diferentes. Ainda segundo a Aeronáutica, a decisão de abortar a decolagem é de responsabilidade do comandante da aeronave. 
Depois desse susto na pista, o avião retornou ao terminal, onde foi inspecionado por mecânicos. E, aí sim, decolou sem problemas para Maceió.

domingo, 11 de maio de 2014

Mayday

Mayday é a chamada radiotelefônica de emergência ou socorro, versão anglicizada do francês m'aider ou m'aidez, que significa "venha me ajudar". Utilizada principalmente nas navegações marítimas e aeronáuticas, faz parte do Código internacional de sinais e do Código Fonético Internacional.

(Wikipedia)