sábado, 22 de março de 2014

Avião que desapareceu durante voo no Pará levava equipe do Ministério da Saúde


Equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) retomaram na manhã de hoje (19) as buscas pelo bimotor modelo Beechcraft BE 58 Baron, que despareceu ontem (18), por volta das 12h30, com cinco pessoas a bordo, cerca de uma hora depois de decolar do Aeroporto de Itaituba com destino à cidade de Jacareacanga, no sudoeste do Pará. Dois aviões da empresa de táxi-aéreo proprietária da aeronave auxiliam os trabalhos.
A aeronave de prefixo PR-LMN, pertencente à empresa Jotan Taxi Aéreo, prestava serviço à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde. De acordo com ministério, estavam a bordo as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima e o piloto Luiz Feltrin. Eles substituiriam as equipes que já prestavam atendimento às aldeias da etnia Munduruku, na região de Jacareacanga.
O Ministério da Saúde informou ainda, por meio de nota, que a coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena Rio Tapajós acionou as equipes de buscas ontem, quando foram iniciadas as operações aéreas e por terra.
Segundo informações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico (Cenipa), Um helicóptero H-60 Black Hawk e um Amazonas, especializado em missões de busca e salvamento, deslocado de Campo Grande (MS), fazem as buscas com apoio de 20 militares da FAB.
As buscas, no entanto, estão sendo prejudicadas devido às condições meteorológicas “desfavoráveis” em Jacareacanga, que dificultam o uso do aeroporto local. De acordo com o Cenipa, a aeronave desapareceu a, aproximadamente, 29 quilômetros a nordeste do seu destino.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Voo US Airways 1549


Voo US Airways 1549 foi um voo comercial de passageiros rotineiro, que iria de Nova Iorque para CharlotteCarolina do Norte, que, em 15 de janeiro de 2009, caiu no rio Hudson, adjacente a Manhattan, seis minutos após decolar do Aeroporto LaGuardia.1 2 3
Enquanto ganhava altitude, o Airbus A320 atingiu um grupo de gansos-do-canadá, que resultou numa imediata perda de potência de ambas as turbinas. Quando a tripulação determinou que a aeronave não poderia alcançar de sua posição, logo a nordeste da ponte George Washington, nenhum campo de pouso, decidiram guiar a aeronave para sul e estabeleceu seu curso para o rio Hudson, e então pousou o avião virtualmente intacto perto do Intrepid Sea-Air-Space Museum, no centro de Manhattan. Logo após o pouso de emergência no rio, os 155 passageiros do avião parcialmente submergido e em naufrágio saíram e foram todos resgatados por embarcações próximas.4 5 6 7 8
Toda a tripulação do voo 1549 foi mais tarde condecorada com a Medalha de Mestre da Guild of Air Pilots and Air Navigators. No momento da entrega das medalhas, foi dito que "Este pouso de emergência e a evacuação da aeronave, sem a perda de nenhuma vida humana, é uma conquista heroica e única da aviação".9

terça-feira, 18 de março de 2014

Desastre aéreo de Tenerife Voos KLM 4805 e Pan Am 1736




Desastre Aéreo de Tenerife ocorreu em 27 de março de 1977, um domingo, noAeroporto de Los Rodeos, na Ilha de Tenerife, no Arquipélago das Canárias (Espanha), quando dois aviões Jumbo Boeing 747, um deles pertencente à empresa holandesa Royal Dutch Airlines (KLM) e o outro da estadunidense Pan American World Airways (Pan Am), chocaram na pista daquele aeroporto, ocasionando a morte de 583 pessoas e ferimentos em outras 61.
É considerado até hoje o acidente com maior número de vítimas na história da aviação mundial.1

quinta-feira, 13 de março de 2014

Voo Malaysia Airlines 370


Malaysia Airlines MH370 (cujo código foi substituído por Malaysia Airlines MH3181 é uma rota aérea de passageiros regular e internacional entre Kuala Lumpur, na Malásia, e Pequim, na China, operada pela companhia aérea Malaysia Airlines. A rota também é compartilhada com a China Southern Airlines Flight 748.2
Na madrugada de 8 de março de 2014, no horário local (tarde de 7 de março, horário GMT), a aeronave que realizava esta rota levando 227 passageiros e 12 tripulantes, desapareceu dos radares do controle de tráfego aéreo após aproximadamente uma hora de voo, quando sobrevoava o Golfo da Tailândia, noMar da China.
Até o momento do desaparecimento das telas de radar, a tripulação não havia relatado nenhuma anormalidade com o voo.3 4 Os equipamentos eletrônicos do avião também não enviaram mensagens por satélite, o que deveria ocorrer automaticamente no caso de alguma falha.

(Wikipedia)

terça-feira, 11 de março de 2014

Voo Varig 967


Voo Varig 967, operado pela companhia aérea brasileira Varig, foi um voo comercial de carga conhecido por seu desaparecimento ocorrido em 19792 .
O avião cargueiro Boeing 707-323C levantou voo do Aeroporto Internacional de Narita, emTóquio, no Japão, às 20h23 do dia 30 de janeiro de 1979. O destino final era o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão, com uma escala nos Estados Unidos.
Vinte e dois minutos depois de decolar, o comandante Gilberto Araújo da Silva fez o primeiro contato com a torre de controle. Não havia qualquer problema a bordo. O segundo contato, previsto para as 21h23min, não chegou a ser feito.
O avião desapareceu sobre o Oceano Pacífico cerca de trinta minutos após sua decolagem em Tóquio. Nenhum sinal da queda, como destroços ou corpos, jamais foi encontrado. O voo de carga transportava, entre outros itens, 153 quadros do pintor Manabu Mabe, que voltavam de uma exposição no Japão. As pinturas foram avaliadas na época em mais de US$ 1,24 milhão. É conhecido por ser o maior mistério da história da aviação 3 e o único jato civil comercial que desapareceu sem deixar vestígios até os dias de hoje.4

(Wikipedia)

Voo Japan Airlines 123


Voo 123 da Japan Airlines era um voo doméstico de Tóquio para Osaka. O Boeing 747-SR46 mudou a sua rota, colidindo-se no Monte Takamagahara a 100 km de Tóquio, em 12 de Agosto de 1985.
É o segundo maior acidente da história da aviação, apenas ultrapassado pelo desastre aéreo de Tenerife, e o mais mortífero com apenas um avião. Entre os 520 mortos estava o famoso cantor Kyū Sakamoto.

(Wikipedia)

sexta-feira, 7 de março de 2014

Voo Transbrasil 303

Voo Transbrasil 303era uma linha aérea nacional da companhia aérea homônima e ligava Belém a Porto Alegre, através de escalas em várias capitais. No dia 12 de abril de 1980, um acidente aéreo interromperia o voo 303 nas proximidades de Florianópolis. Transportando 50 passageiros e 8 tripulantes, o Boeing 727 prefixo PT-TYS que realizava essa linha aérea bateria na encosta do Morro da Virgínia (32 quilômetros de Florianópolis) durante a aproximação para o pouso no Aeroporto de Florianópolis. Dos 58 ocupantes da aeronave, apenas 3 sobreviveram ao desastre.